sexta-feira, 8 de julho de 2011

RAIA OLÍMPICA X RIO PINHEIROS


O Professor José Augusto Martins, Diretor da Poli (Exercício: 1976 a 1980 e 1982 a 1986), baseado na idéia do Professor Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Melo, foi o responsável pelo projeto da Raia Olímpica da USP. Em entrevista concedida há estudantes da USP,o professor narra esse fato: “...A raia olímpica nasceu de uma idéia do Professor Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Melo, que disse, puxa, aqui devia haver um lago ornamental. Eu disse: Não, péra aí. Nós vamos realizar o campeonato pan-americano aqui e vamos transformar isto numa raia olímpica. Fui encarregado de fazer o respectivo projeto...”.
Segundo o professor a Raia não pode ser contaminada pelo rio pinheiros, conforme ele mesmo conta na entrevista: “O refluxo do esgoto do Pinheiros não vem nunca à raia olímpica porque o lençol de água se movimenta na direção do Pinheiros. O lençol tem um nível que se contorna com o do solo impermeável, o fluxo vem do morro, passa pelo lago e vai para o Pinheiros. Quando, por exemplo, houver uma inversão do fluxo, o que pode acontecer quando se interrompe o bombeamento da água do Pinheiros para a represa de Guarapiranga. Quando a bomba não funciona o nível do Pinheiros tende a elevar-se e fica maior do que o nível do lago. Então, tende a inverter o escoamento. Agora, quem não conhece bem hidráulica subterrânea, diz, puxa, então o esgoto vem no sentido da raia. Não vem porque a distância é grande e a velocidade da água subterrânea é muito baixa nesse tipo de terreno; é da ordem de cinco metros por dia. Quando o fluxo vem do rio para a raia ele se choca com o fluxo natural do lençol freático até que os níveis, estabilizando-se, o escoamento natural se restabelece e a poluição não atinge a raia”. E ainda complementa o quadro com o raciocínio de que“se algum de vocês rema ou nada (nadar hoje é proibido), na raia olímpica, pode ficar sossegado que não vai se contaminar".
(NAKATA, Vera Lucia M., TORRE, Silvia Regina S. Della e LIMA, Igor Renato M. de. Entrevista com o professor José Augusto Martins, 2003). http://www.poli.usp.br/Organizacao/Historia/Diretores/Jose_Martins.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário