sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Arbitragem no Triathlon



Toda prova que faço ou que levo meus alunos eu sempre me perguntava, por que tantas regras e tantos árbitros e fiscais?

Será que atletas que treinam tanto precisam ser tanto vigiados?

Essas e outras duvidas pairavam sobre minha cabeça, até que nesse ultimo mês de agosto surgiu a oportunidade de realizar, na federação Paulista de Triathlon (SPTri), um curso de arbitro de triathlon e foi ai que consegui as respostas para minhas duvidas, e resolvi dividi-las com vocês.

Percebi que as regras estão ai para proteger os atletas e dar o máximo de igualdade entre os competidores, pois por incrível que pareça existem atletas que fazem de tudo para vencer,  inclusive coisas ilegais. E para que essas regras sejam cumpridas os árbitros estarão em todo percurso, na área de transição, nos retornos, em todo lugar praticamente.


O objetivo do arbitro não e penalizar nenhum atleta e sim orienta-lo quanto ao cumprimento das regras, mas se o atleta não respeita essa orientação, ou apenas ignora, ele vai ser penalizado, para sua segurança e dos outros atletas e pela igualdade de condições entre os competidores.


Coisas com entrar na área de transição, sempre com o capacete afivelado, não é frescura das regras e sim uma forma de a arbitragem verificar se o capacete esta em condições de uso e proteger o atleta caso tenha um escorregão ou tropeço enquanto ele leva a bike ou faz a transição para a corrida.

Outras regras podem parecer besteira, mas não, elas são pensadas para a segurança dos atletas, que deve sempre vir em primeiro lugar.

Da próxima vez que for reclamar da arbitragem ou das regras, lembre-se que elas são sua maior proteção e garantia de uma prova justa.

Parabéns a toda arbitragem do triathlon !!!!

E quem sabe nos encontramos por aí em alguma prova, mas fique atento para que eu não tenha que penaliza-lo.

Abraços,

Prof. Jefferson Brasileiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário