domingo, 18 de março de 2012

O Triathlon - Parte 1

Hoje em dia cada vez mais corredores, ciclistas, nadadores e esportistas em geral cansados da rotina de suas modalidades procuram novos desafios e o triathlon aparece como uma das modalidades esportivas mais procurada por esses atletas.
Pensando nesses novos adeptos ao triathlon, nas próximas publicações tentarei esclarecer algumas duvidas e dar algumas dicas para facilitar o caminho na busca desses novos objetivos.

Mas o que é o triathlon?
O Triathlon é um esporte de resistência praticado individualmente que combina três modalidades esportivas: natação, ciclismo e corrida, sempre nessa ordem e sem parar, mesmo nas transições das modalidades o cronômetro não para e vence que terminar a prova completa em menos tempo.
Dentro do Triathlon existem provas em diversas distâncias, as mais comuns são:

SHORT TRIATHLON – 750m de natação + 20km de ciclismo + 5km de corrida
TRIATHLON OLÍMPICO – 1.500m de natação + 40km de ciclismo + 10km de corrida
MEIO IRONMAN – 1.900m de natação + 90km de ciclismo + 21km de corrida
IRONMAN – 3.800m de natação + 180km de ciclismo + 42km de corrida

Como surgiu o Triathlon?
Era um final de tarde em Honolulu, capital do Havaí, estavam reunidos em uma cervejaria, a Primo Brewery, vários atletas das três mais tradicionais competições da cidade: a Waikiki Rough Water Swin, uma prova de natação com 2,4 milhas (aproximadamente 3.800); a Around Oahu Bike Race, uma prova de ciclismo  que dava a volta na Ilha de Oahu, com duração de dois dias totalizando 112 milhas (aproximadamente 180 km); e a Maratona de Honolulu. A discussão entre os atletas era sobre qual das modalidades exigia mais resistência dos participantes, discussão que não tinha fim, foi quando um marinheiro chamado John Collins propôs para todos realizarem as três provas juntas e o vencedor seria o mais resistente, surgindo assim o primeiro Ironman.
Pode ser que em qualquer lugar do mundo isso não passaria de uma conversa de bêbados, mas não no Havaí com aquelas pessoas, o desafio foi levado a sério e a prova foi marcada para dia 18 de fevereiro de 1978. Quinze atletas participaram da prova e pagaram três dólares para participar, bem diferentes dos seiscentos dólares cobrados hoje em dia.
Dos quinze participantes apenas doze completaram, a prova não tinha nenhuma estrutura, como água, isotônicos, frutas, staffs, nada, os competidores tinham que se virar para completar a prova e alguns fatos que hoje emdia seriam um absurdo foram protagonizados por esses “malucos”. O John Collins, parou na metade para jantar num restaurante e dizem que comeu Chili Mexicano, outro participante, um marinheiro chamado Yohn Dunbar, que liderou boa parte da prova, parou para se hidratar e seus amigos lhe deram cerveja, ele ficou bêbado e perdeu a liderança para um motorista de táxi chamado Gordon Haller, que ganhou a prova com um tempo de 11h46.
No ano seguinte a prova ocorreu novamente, mas dessa vez já patrocinada pela academia Nautilus Fitness Center, cuja proprietária era Valerie Silk, novamente quinze largaram e doze chegaram, entre eles uma mulher a Lyn Lemaire e o vencedor foi Tom Warren, com o tempo de 11h15. Nssa edição teve a presença de um reporte da revista Sports Illustred, Barry McDermott, que espalhou sobre a prova pelos Estados Unidos, chamando o esporte de “lunático”.
Mesmo assim no outro ano já haviam 108 inscritos e a BBC fez a primeira cobertura da prova, que foi vencida por um treinador de natação chamado Dave Scott com o tempo assustador de 9h24.
Valerie Silk, que era considerada a diretora da prova, mudou o evento para Kona, em 1981, alegando que Honolulu tinha um transito muito complicado. Neste ano participaram 326 atletas, o vencedor foi John Howard com o tempo de 9h38, DAve Scott não participou por estar machucado. Participaram dessa prova vinte e duas mulheres e a vencedora foi Linda Sweeney em 12h. Ainda nesse ano um atleta de 73 anos, Walt Stack, completou a prova em 26h20. A prova ainda não tinha limite de tempo, mas foi estabelecido em 1982, um limite de 17 horas, que segue até os dias de hoje.
Mas somente em 1982 o Ironman conquistou os americanos, devido as fortes imagens de determinação proporcionadas pela atleta Julie Moss, imagens que foram veiculadas pela BBC (ver vídeo abaixo). Moss liderava a prova e a poucos metros da chegada caiu no chão, quase desmaiada e sem força ela se arrastou até a linha de chegada, uma prova de determinação e amor ao esporte. Neste ano a prova foi vencida por Scott Tinley, que entrou para história como o único homem a vencer Dave Scott num Ironman. Tinley bateu o recorde da prova com o tempo de 9h19, numa prova que 580 largaram e 541 terminaram.
Neste ano ainda houve uma segunda prova, em 9 de outubro, cuja idéia foi realizar a prova com um clima mais agradável, pois já havia muitos europeus participando do Ironman. A prova foi venciada por Dave Scott, que se vingara de Tinley, batendo um novo recorde com o tempo de 9h08, se inscreveram 850 atletas e 775 completaram.
No Brasil, o primeiro Ironman foi realizado em 1987, no Rio de Janeiro, vencido pelo chileno Christian Bustos, e foi organizado pelo nadador Djan Madruga. Mas a primeira prova oficial, que valeria vaga para Ironman de Kona, foi em Porto Seguro, na Bahia, em junho de 1991, vencido também por Bustos. Somente em 2001, a prova foi transferida para Florianópolis, onde acontece ate os dias de hoje.
Agora que já conhecemos a história do Triathlon, você deve estar perguntando: será que tenho que fazer um Ironman para ser um triathleta? Em que distância devo começar? Como serão os treinos para triathlon?
Essas e outras respostas tentarei esclarecer nas próximas publicações, até lá !!!

Fontes:
DI PIERRO, Carla. Mulher e esporte: uma perspectiva de compreensão dos desafios do Ironman. Rev. bras. psicol. esporte,  São Paulo,  v. 1,  n. 1, dez.  2007 .

CARVALHO, E.B. O Triathlon Olímpico. Rio de Janeiro, Editora Sprint, 1995


Nenhum comentário:

Postar um comentário